top of page

História

Sou Renato Baldissera, economista estudioso do comportamento humano nas relações de trabalho, consumo e gestão.  Sempre fui movido por uma inquietação dupla: entender minha própria mente e compreender o mundo ao meu redor. Escolhi a economia como minha ferramenta de pesquisa cientifica do comportamento humano, mas sei que a realidade vai muito além de números, por isso trago minhas experiências do cotidiano como matéria prima do protejo capital interno e uso arte para expressar de forma mais autentica essa realidade nua da economia social.

 

Durante 8 anos, atuei como analista de crédito. Tentava prever o comportamento dos clientes com base em balanços e indicadores, mas percebia uma lacuna: os números não explicavam a realidade de forma completa. As decisões que as pessoas tomavam iam além dos dados — eram emocionais, muitas vezes inconscientes.

 

A procura de novas experiências e conhecimentos : pedi demissão, sai do conforto do escritório, fui para as ruas ser vendedor e entender a realidade das empresas e pessoas. Abri minha própria empresa, trabalhei com gestão de pessoas na vida cotidiana de fato delas. Conheci histórias, vivenciei contextos e experimentei, na prática, o que muitos estudos e a espiritualidade apenas sugerem: o comportamento humano é cheio de paradoxos e de sofrimentos mentais incalculáveis.

 

Percebi algo recorrente e curioso: não somos realmente racionais, agimos na maior parte do tempo inconscientemente. Por quê? Porque agimos movidos por comportamentos mentais "invisíveis", que operam abaixo do nosso radar consciente. Esse poder ilusório da mente me levou à estudar profundamente as relações de trabalho, gestão e vendas — então a criação do protejo Capital Interno surgiu a partir de um voto que fiz de levar conhecimento sobre nossa própria mente a todas as pessoas.

 

Quero compartilhar essas experiências e reflexões para ajudar pessoas e empresas a desenvolverem liberdade emocional e clareza perante a verdadeira realidade das relações econômicas. 

 

Aqui na Capital Interno, vou mostrar esse lado invisível da economia como um espelho da nossa mente — aquele que influencia nossos comportamentos mais do que imaginamos. Conhecer esses mecanismos é o primeiro passo para começar a decidir com consciência e alcançar nossa paz de espírito - Nosso verdadeiro capital interno.

Não quero ser nenhum guru, professor, influenciador ou defender qualquer tipo de teoria. Muito menos, desejo salvar alguém de seus próprios problemas. Só quero compartilhar meu caminho e experiências para beneficiar de alguma forma quem está passando por onde andei. E talvez facilitar a vida dessas pessoas para encontrarem seu próprio caminho.

bottom of page